Projeto de economia circular e descarbonização no Bairro da Tabaqueira em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra apresentou, na Presidência Aberta na Freguesia de Rio de Mouro, o programa “SMILE - Sintra Motion & Innovation for Low Emissions” que está a decorrer no Bairro da Tabaqueira.

O SMILE - Sintra Motion & Innovation for Slow Emissions, financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants promove o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, criando um laboratório vivo no Bairro da Tabaqueira  que passa a ser considerado centro de teste para a mitigação de emissões de carbono.

O projeto como objetivos a implementação de melhorias na utilização de fontes renováveis de energia elétrica nos edifícios, mobilidade urbana sustentável e práticas de economia circular.

Os objetivos do SMILE até abril de 2024 são:
• Testar soluções tecnológicas integradas que aumentem a eficiência e reduzam o consumo de energia e de recursos;
• Mitigar as emissões de carbono através do envolvimento ativo de cidadãos, empresas, autoridades públicas e universidades;
• Promover melhorias significativas no Bairro da Tabaqueira por via de fontes alternativas de produção de energia, mobilidade mais sustentável e de soluções baseadas na economia circular.

O Bairro da Tabaqueira é o lugar piloto deste programa e destacam-se diversas atividades das diferentes áreas já concretizadas.

Assim, falando de “economia circular e ambiente”, foi criada uma horta urbana comunitária, um sistema de aproveitamento de águas pluviais, iniciada a compostagem nas escolas, instalação de sistemas inteligentes de rega automática e sistema de gestão de resíduos.

Na área da “mobilidade urbana sustentável” no Bairro da Tabaqueira há agora um shutle elétrico, um mini veículo elétrico para bens e pequenas mercadorias e bicicletas partilhadas com posto de carregamento elétrico.

Em termos de “energia e edifícios” foi concebida a instalação e manutenção de uma comunidade de energia renovável e promove-se o envolvimento comunitário no combate à pobreza energética, com um programa de literacia energética.

As atividades transversais incluem ainda uma assembleia de moradores, atividades comunitárias, conselho consultivo, entre outras.

Até ao momento cerca de 140 alunos participam no concurso de compostagem e cerca de 500 pessoas estão envolvidas nas ações do programa SMILE. A horta comunitária, o shuttle elétrico e as bicicleta partilhadas são processos ainda em preparação que devem entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2023.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do Espaço Económico Europeu estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants, através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita, onde se inclui Portugal.

Fotografia: SMILE SINTRA

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos