Sintra conta com Programa Municipal de Execução de Gestão Integrada de Fogos Rurais

A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Sintra aprovou o Programa Municipal de Execução, que visa adaptar para o nível municipal o Programa Sub-Regional da Área Metropolitana de Lisboa (AML), depois deste ter tido parecer favorável Comissão Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais da AML.

Os programas municipais de execução de gestão integrada de fogos rurais adaptam, à escala municipal, o programa sub-regional que lhes dá origem, identificando, de entre os projetos nele inscritos, aqueles que devem ser prioritariamente implementados.

O Programa Municipal de Execução de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Sintra propõe ações a executar, com previsão e planeamento das intervenções de diferentes entidades. Este programa inclui 18 projetos para valorização de Espaços Rurais, cuidar de Espaços Rurais, modificação de comportamentos e gestão eficiente do risco, e conta com um orçamento total de 29 milhões de euros para o ano de 2025.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, referiu que “Sintra é um território vasto e de características únicas e em matéria de combate a incêndios merece a nossa especial atenção", reforçando ainda que “estamos a fazer tudo aquilo que está ao nosso alcance para proteger o concelho dos incêndios rurais e salvaguardar o património histórico e natural que ali encontramos”.

A estratégia municipal de gestão integrada de fogos rurais no concelho de Sintra tem como objetivo a promoção da gestão de combustível, a redução do número de ignições, a alteração de comportamentos de risco no uso do fogo pela população e a melhoria da capacidade de resposta dos agentes de proteção civil a ocorrências de incendio rural, no concelho de Sintra. Além disso, também se pretende a compostagem de resíduos florestais e a valorização de ecossistemas.

A prioridade atribuída aos projetos define claramente as condicionantes, regras gerais e, num sistema de execução, os locais, calendários de execução e recursos necessários, com previsão e planeamento das intervenções das diferentes entidades em todas as fases da cadeia de processos do SGIFR (Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais) para inclusão no Programa Municipal de Execução.

 

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