Câmara de Sintra dá continuidade aos trabalhos de limpeza e desobstrução de linhas de água
A Câmara Municipal de Sintra apresenta o Plano de Limpeza e Desobstrução das Linhas de Água a ser realizado durante o ano de 2025, em todas as freguesias do concelho.
Até ao final de 2025 estão previstas ações de limpeza e desobstrução em cerca de 41 mil metros de linha de água. Para diminuir a possibilidade de cheias, que podem comprometer a segurança de pessoas e bens, é fundamental realizar a limpeza regular das ribeiras, removendo detritos e obstruções que possam bloquear o fluxo natural das águas. A acumulação de resíduos, como lixo, sedimentos e vegetação, pode reduzir a capacidade de escoamento e aumentar o risco de transbordo, especialmente em períodos de chuvas intensas.
A limpeza e desobstrução de linhas de água é um instrumento crucial para minimizar as consequências negativas de cheias, assegurar o bom estado ecológico e boas condições de escoamento da água e sedimentos de toda a rede hidrográfica e zonas ribeirinhas.
Um curso de água constitui um ecossistema ribeirinho riquíssimo, com grande capacidade de suportar populações vegetais, animais e humanas, e com dinâmicas e complexidade próprias. Esses ecossistemas desempenham funções ecológicas essenciais, como a regulação do ciclo hidrológico, o controle da erosão do solo e a purificação da água, além de fornecerem habitats cruciais para diversas espécies de fauna e flora.
Veja AQUI o Plano de Limpeza e Desobstrução das Linhas de Água em 2025.