Sintra assinala Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

O Município de Sintra associa-se à 15.ª edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (European Week for Waste Reduction) que decorre de 18 a 26 de novembro, este ano com o tema principal “Embalagens”.

Durante a semana, a Câmara Municipal de Sintra e os SMAS – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra vão dinamizar um conjunto de atividades no sentido de sensibilizar os munícipes para a necessidade da Redução de resíduos, Reutilização de produtos e Reciclagem de materiais.

“T-Shirt Velha, Saco Novo” é o desafio proposto pela autarquia de Sintra, ao proporcionar uma nova vida a uma peça de vestuário com o objetivo de permitir a sua utilização para transportar um bem alimentar ou outro, eliminando o recurso a um saco plástico ou a uma embalagem. Já os SMAS de Sintra, irão sensibilizar para as questões ambientais, através da dinamização de um Eco-Quiz, privilegiando, ainda, a divulgação e adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.

As atividades decorrem, predominantemente, em instalações de atendimento ao público, nomeadamente no Espaço do Cidadão de Rio de Mouro, no dia 21, das 09h00 às 12h00; Espaço do Cidadão de Pêro Pinheiro, dia 22, das 09h00 às 12h00; Loja do Cidadão de Agualva-Cacém, dia 22, das 14h00 às 16h30; Espaço do Cidadão de Massamá, dia 23, das 09h00 às 12h00 e Gabinete de Apoio aos Munícipe de Queluz, dia 24, das 09h00 às 12h00.

No Espaço SMAS da Ribeira de Sintra serão dinamizados um conjunto de jogos interativos, nomeadamente, “Aprender com a Prática”, “Parede de Batak”, “Resíduos aos Pares” e “Jogo da Compostagem”, assim como a exposição “Reciclagem e Resíduos” que sensibiliza para a deposição correta de resíduos e a adoção de boas práticas ao nível do ciclo urbano dos resíduos.

Durante o fim de semana, dias 18 e 19 de novembro, os visitantes vão poder realizar uma atividade alusiva ao tema da Reutilização, que abordará a importância da reutilização de produtos e materiais.

Nos dias 25 e 26 de novembro, será a iniciativa “Varandim Aromático” a atividade proposta, que consiste na construção de pequenas estufas com materiais reciclados.

O foco desta semana será a reavaliação de hábitos de consumo, nomeadamente com o objetivo da diminuição da utilização de embalagens, refletindo o significativo impacto ambiental.

As embalagens plásticas são o material com maior intensidade de carbono, com um total de 1,8 toneladas de CO2 emitidas durante o ciclo de vida de uma tonelada de embalagens plásticas. Em apenas uma década, entre 2009 e 2019, a produção de resíduos de embalagem, dentro da União Europeia, aumentou de 66 milhões para 78,5 milhões de toneladas, o equivalente a 173 kg por habitante.

Em vésperas da obrigatoriedade de recolha em todo o país, que será uma realidade a partir de janeiro de 2024, o Município de Sintra vai continuar a fomentar a adesão ao sistema, no sentido da valorização dos restos alimentares, conferindo, para além dos benefícios ambientais (produção de composto para a fertilização de solos agrícolas ou produção de energia), um desconto de 1€ na fatura dos serviços de água e resíduos.

O município reforça, durante essa semana, a campanha porta a porta na freguesia de Casal de Cambra, que pretende chegar a 12.700 habitantes, divididos por 5.736 fogos, e que contempla ações de sensibilização nos estabelecimentos de ensino e contactos com restaurantes e estabelecimentos similares e junto de grandes produtores de restos alimentares.

Consciente das suas responsabilidades na área ambiental, o Município de Sintra volta, assim, a associar-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, numa ocasião em que decorre o processo de adesão ao Pacto Português para os Plásticos, uma plataforma que reúne os diferentes atores de várias áreas e setores da cadeia de valor nacional do plástico, que pretende contribuir para resolver, desde a origem, os problemas associados ao plástico, promovendo a transição para uma Economia Circular e visando uma utilização mais racional deste material.

Mais informações sobre a participação do Município de Sintra na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos AQUI.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos