Sintra aposta na sensibilização ambiental
A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de câmara, um protocolo de colaboração com a Associação Ambiente, Desenvolvimento e Natureza (ADN) - Ambiente, no valor de cerca de 7 mil euros.
O protocolo visa promover a realização de ações de divulgação ambiental e ciência cidadã junto da comunidade escolar e dos munícipes, envolvendo-os no conhecimento, identificação e conservação da biodiversidade existente em Sintra.
Para o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, “a educação ambiental representa uma das prioridades inquestionáveis do município e importa assim, assumir de forma assertiva a literacia ambiental, em especial junto dos jovens”.
O protocolo prevê a realização das seguintes atividades de sensibilização ambiental: “Educação ambiental – Projeto hortos escolares e as alterações climáticas”, “Projeto de Ciência Cidadã”, com o lançamento de uma base de dados intitulada “Atlas Biológico de Sintra”, sobre a fauna e flora com elevado interesse de conservação; Ações de Formação; “Concurso de fotografia, desenho e/ou pintura” sobre a temática do ambiente.
Com o intuito de promover a literacia ambiental esta colaboração entre o Município de Sintra e a ADN – Ambiente irá permitir, através da educação ambiental dos mais novos, a defesa de bens jurídicos inestimáveis, como o ambiente e a qualidade de vida das populações para que as gerações futuras possam continuar a usufruir de locais de exceção em termos naturais e paisagísticos no concelho.
A Associação Ambiente, Desenvolvimento e Natureza (ADN) – Ambiente é uma organização não governamental que tem como finalidade a defesa e valorização do ambiente e do património natural e construído, e a conservação da natureza.