Sintra adere ao “Acordo Cidade Verde”
A Câmara Municipal de Sintra aderiu ao Acordo Cidade Verde, um compromisso ambiental que tem como objetivo tornar as cidades mais limpas, saudáveis e eficientes na gestão de recursos.
O Acordo Cidade Verde pretende mobilizar as cidades para se empenharem em ações mais ambiciosas no sentido de alcançar os objetivos ambientais estabelecidos para a Europa.
Foi aprovado, em reunião camarária, a adesão de Sintra a este acordo, assim como mandatar o presidente da Câmara Municipal, Basílio Horta, a representar o município neste Acordo.
O autarca defende “ser essencial desenvolver políticas que permitam aos territórios com elevada densidade populacional adotar políticas sustentáveis e ecológicas. Sintra é, neste aspeto, um caso de sucesso e um exemplo a seguir”.
Este acordo une autarcas e líderes de governos locais na Europa e centra-se em torno de uma visão comum de uma vida urbana, em que até 2030:
- as cidades serão locais atrativos para viver, onde se promove a saúde e o bem-estar dos cidadãos;
- todos os cidadãos vão respirar ar limpo, desfrutar de água limpa, ter acesso a parques e espaços verdes e experienciar menos ruído ambiental;
- a economia circular será uma realidade e os resíduos serão transformados em recursos, ao encorajar a reutilização, reparação e reciclagem.
Desta forma, a autarquia compromete-se a intensificar esforços em cinco áreas de ação: qualidade do ar, qualidade da água, biodiversidade urbana, economia circular e redução de poluição sonora.
Mais informação sobre Acordo Cidade Verde AQUI.