

Sessão pública sobre o Parque Ecológico Adraga Praia Grande em Colares
A Câmara Municipal de Sintra realiza uma sessão pública sobre o Parque Ecológico Adraga - Praia Grande, no dia 21 de maio, pelas 18h30, nos Bombeiros Voluntários de Colares.
A criação do parque irá permitir a recuperação paisagística de uma zona rica em património natural, incluindo pegadas de dinossauros e jazidas paleolíticas, bem como importantes geomonumentos de interesse natural e cultural, como o Calhau do Corvo e a Praia Grande do Rodízio.
O projeto do Parque Ecológico da Adraga-Praia Grande (PEAPG) será desenvolvido pelo município e pela Aga Khan Trust for Culture, em colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
O Parque Ecológico Adraga Praia Grande, cuja extensão se pretende que venha a ter aproximadamente 67 hectares (dos quais cerca de 55 hectares pertencem à autarquia de Sintra), situa-se no extremo oeste do município, entre a Praia Grande e a Praia da Adraga.
A área em causa, apesar do seu enorme potencial ecológico e paisagístico, encontra-se profundamente adulterada, destacando-se a forte presença de espécies exóticas invasoras e o pisoteio desregulado, em áreas de elevada sensibilidade.
Este projeto visa a criação de um parque exemplar a nível nacional, tanto na adoção das melhores práticas no restauro dos habitats, como na educação ambiental, minimizando o impacto da utilização humana no usufruto de uma área privilegiada e rica em património natural e cultural.
