Serra de Sintra com trânsito condicionado até sexta-feira

ATUALIZAÇÃO

As cancelas foram abertas pelas 00h00 do dia 20 de agosto, tendo por base desta decisão a alteração do risco de incêndio para moderado.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra determinou o condicionamento do trânsito no interior da zona florestal da Serra de Sintra até às 23h59, de sexta-feira, 20 de agosto.

As cinco cancelas do sistema de Proteção Civil do município, que estão integradas no perímetro florestal da Serra de Sintra, serão fechadas durante este período.

A decisão surge na sequência de:
• Previsão para o concelho de Sintra de Risco de Incêndio Rural ELEVADO para este fim-de-semana;
• Nos encontrarmos dentro do Período Crítico de Incêndios Rurais [até 30 de setembro];
• Urge proteger quem vive e visita Sintra com a adoção de medidas adequadas no âmbito da Proteção Civil;
• Urge preservar a Serra de Sintra, Paisagem Cultural Património Mundial UNESCO, e defendê-la para as gerações vindouras.

Durante este período continuam a poder circular: veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil.

A Serra de Sintra integra uma região de proteção classificada sensível ao risco de incêndio florestal, caracterizada por um elevado número de visitantes. Torna-se assim fundamental acautelar a sua proteção, manutenção e conservação considerados objetivos do interesse público, de âmbito mundial, nacional e municipal.

A situação de interdição do trânsito nas vias municipais do Perímetro da Serra de Sintra, será avaliada, de 12 em 12 horas, podendo a interdição ser agravada ou desagravada, tendo em conta as condições que se possam vir a registar.

CONSULTE O MAPA DE INTERDIÇÃO ATUALIZADO

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos