Gincana dos resíduos

Fundamentação

Considerando a necessidade de dar resposta à problemática dos resíduos, a qual constitui uma preocupação mundial agravada a cada dia, a reciclagem mantém-se como um dos caminhos para minimizar o volume crescente de resíduos, principalmente, no que diz respeito a embalagens. A necessidade de chamar a atenção de todos para a importância de pequenos gestos que podem fazer a diferença e promover hábitos diários e rotineiros, leva-nos a criar estratégias que estimulem o manuseamento dos resíduos e o seu encaminhamento para o destino correto. É neste sentido que é criada esta atividade, habilitar os alunos para a identificação de embalagens que utilizam no dia a dia e qual o destino a dar-lhes.

Descrição

Ação de sensibilização ambiental que pretende elucidar os alunos para o problema dos resíduos e o destino que deve ser dado a cada um de forma individualizada. Com recurso à atividade física, por meio de uma gincana, os participantes vão dar destino a vários resíduos com os quais partilham as suas rotinas diárias. A atividade pode ser desenvolvida em contexto escolar ou caso exista essa possibilidade (transporte, seguro, condições climatéricas), pode ser desenvolvida no Parque Urbano de Fitares.

Objetivos

Promover o conhecimento dos resíduos e o destino a dar-lhes, a reciclagem. Promoção da competição saudável e partilha de conhecimentos.

Conteúdos

Competição

Conhecimento

Metodologia

A atividade pode ser desenvolvida em contexto escolar ou caso exista essa possibilidade (transporte, seguro, condições climatéricas), pode ser desenvolvida no Parque Urbano de Fitares.A turma é dividida por grupos. Cada grupo tem na sua posse várias embalagens de produtos que utilizam no seu dia a dia, consomem, brincam, utilizam na sua rotina, etc. A alguma distância é colocado um ecoponto e um depósito para lixo indiferenciado. Cada membro do grupo retira um resíduo e coloca-o no local correto, vence o grupo que primeiro colocar os resíduos no local correto.

30 minutos por sessão

Alunos das Escolas do 1º e 2º Ciclo (1 turma) e ATL