Participe do censo nacional de periquitos-de-colar

A Câmara Municipal de Sintra informa que está em curso a contagem da espécie exótica periquitos-de-colar, até 30 de novembro.

Assim, de forma a identificar os "dormitórios" desta espécie exótica a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves conta com a participação de técnicos e voluntários, mas também com a ciência cidadã, a participação dos cidadãos é fundamental para alargar a capacidade de prospeção proporcionando uma melhor a cobertura do território e a colheita de mais dados, ao mesmo tempo que promove a cidadania ativa e uma maior consciência ambiental por parte da população.

Os periquitos-de-colar, também conhecidos por periquito-rabijunco, já foram avistados em Sintra e estão presentes em Portugal desde os anos 80, sendo a origem mais provável as fugas de cativeiro ou de descendentes destes animais de estimação.

O avistamento desta espécie pode ser efetuado durante um passeio a qualquer jardim ou espaço verde, a partir das 16h30, e registar os periquitos que observar tentando também perceber se se estão a alimentar ou a juntar nas árvores envolventes, esta informação é fundamental para servir de base ao censo nacional da espécie, a realizar este inverno.

Saiba como participar em periquitos.spea.pt

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos