Eixo Verde e Azul reconhecido como boa prática europeia em sustentabilidade e biodiversidade

O projeto Eixo Verde e Azul, da Câmara Municipal de Sintra, que estabelece uma estratégia integrada de intervenção destinada a criar e consolidar um eixo ecológico, foi apontado como uma das 10 boas práticas em cidades europeias.

Esta indicação surge no relatório produzido pela Millieu Consulting SRL dirigido à Comissão para o Ambiente, Alterações Climáticas e Energia do Comité das Regiões, intitulado “A contribuição das cidades e regiões da UE para o Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal”, e publicado na página eletrónica da Comissão Europeia.  

O Eixo Verde e Azul estabelece a criação de um corredor ecológico (Belas-Queluz-Cruz Quebrada) estruturado pelo rio Jamor e cobrindo uma área de aproximadamente 150 hectares, que atravessa os Concelhos de Sintra, Oeiras e Amadora.

A criação do eixo ecológico veio possibilitar a conetividade de um amplo território, interligando diversos ativos territoriais nos três municípios, aumentando a oferta de espaços verdes, e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida e dos espaços das cidades, tratando-se de uma mudança qualitativa na Área Metropolitana de Lisboa.

Consulte o relatório completo AQUI.

Image

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos

Image
Image