Dia Mundial da Água no Parque Urbano de Fitares/Rinchoa

A Câmara Municipal de Sintra em parceria com os SMAS, a Junta de Freguesia de Rio de Mouro e a Associação RJ Anima, comemorou o Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, no Parque Urbano de Fitares/Rinchoa.

Esta iniciativa contou com a participação de turmas das Escolas Padre Alberto Neto e Leal da Câmara de Rio de Mouro e a Escola EB 2,3 D. Domingos Jardo de Mira Sintra.

A escolha do local teve por preocupação alertar os alunos para o ciclo dos resíduos que são deitados ao chão, sendo a Ribeira das Jardas um condutor desses resíduos até ao mar.

Na parte da manhã foi realizada uma limpeza do troço da Ribeira das Jardas que passa no Parque Urbano e que lhe dá uma beleza sem igual, bem como das zonas envolventes.

Após o almoço os alunos puderam usufruir de palestras relacionadas com a biodiversidade do local, bem como da sua história passada.

Os SMAS procederam à recolha de água da ribeira a fim de ser analisada e disponibilizou jogos sobre a temática da seleção dos resíduos e o seu correto encaminhamento. A sensibilização para a prática comum de deitar o lixo para o chão foi aliada ao exercício físico e ao bem estar proveniente do contato com a natureza.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos