Câmara de Sintra e Tabaqueira unidas para um futuro mais sustentável no Bairro da Tabaqueira

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, assinou um protocolo de doação de bicicletas elétricas integrado no projeto SMILE - Sintra Motion & Innovation for Low Emissions” com a Tabaqueira, esta quarta-feira.

A Tabaqueira doou três bicicletas elétricas ao Município de Sintra, destinadas ao laboratório vivo de neutralidade carbónica do projeto SMILE, promovido pela autarquia de Sintra e implementado no Bairro da Tabaqueira. 

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, a Tabaqueira ocupa “um lugar muito especial para nós, pelas múltiplas dimensões que representa no país e, em particular, em Sintra.” O autarca salientou que “reconhecemos o compromisso da Tabaqueira com os valores da solidariedade, estando sempre ao nosso lado no apoio a quem mais precisa. Este compromisso estende-se também à sustentabilidade ambiental, que se reflete, uma vez mais, na criação de um novo parque fotovoltaico e na doação de três bicicletas, contribuindo para o desenvolvimento do projeto SMILE”.

Estas bicicletas vêm reforçar as cinco já atribuídas pela autarquia ao projeto, com o objetivo de promover a mobilidade urbana sustentável no Bairro da Tabaqueira, reduzir as emissões de carbono e incentivar práticas de economia circular. A utilização das bicicletas também será disponibilizada para uso dos trabalhadores da Tabaqueira, incentivando a adoção de meios de transporte mais ecológicos. 

Em funcionamento desde maio de 2021, o projeto SMILE - Sintra Motion & Innovation for Slow Emissions promove o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, criando um laboratório vivo no Bairro da Tabaqueira. Centra-se na implementação de um projeto piloto de descarbonização de modo a tornar o bairro e os seus residentes mais resilientes às alterações climáticas 

O objetivo central do projeto é o de testar soluções tecnológicas integradas que aumentem a eficiência e reduzam o consumo de energia e recursos no geral; mitigar as emissões de carbono através do envolvimento ativo dos cidadãos, empresas, autoridades públicas e autoridades; e promover melhorias significativas no Bairro da Tabaqueira através da utilização de fontes alternativas de produção de energia, mobilidade mais sustentável e de soluções baseadas na Economia Circular.

Neste evento, Basílio Horta e o diretor-geral da Tabaqueira, Marcelo Nico, assinaram ainda a placa que assinala o início de obra do novo parque fotovoltaico que será construído pela Tabaqueira.

O novo parque, com uma área de 50.000m2 e composto por quase 8.000 painéis fotovoltaicos, terá uma capacidade produtiva de 5,1 MWp, permitindo gerar 40% da eletricidade total que a fábrica da Tabaqueira consome anualmente. Este salto na eficiência energética reduzirá significativamente a dependência da Tabaqueira de fontes externas de energia, mitigando a pegada carbónica em 1.300 toneladas anuais de CO2.

No total, desde 2019, a Tabaqueira já investiu €13 milhões em diversos projetos e iniciativas de melhoria da eficiência energética e industrial da sua operação.

 

Image

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos

Image
Image