Arrancam obras de requalificação da Ribeira da Laje que cria novo corredor verde
A requalificação da Ribeira da Laje teve início esta segunda-feira, com a assinatura do auto de consignação. Numa extensão de 2,3 km e área de intervenção de 13,5 hectares, a autarquia vai investir cerca de dois milhões e 15 mil euros criando um novo corredor verde entre Mem Martins e Rio de Mouro.
Os objetivos desta requalificação passam pela valorização paisagística e ambiental da Ribeira da Laje, com a criação de um parque linear ao longo da ribeira entre Algueirão/Mem Martins e o Parque Urbano da Serra de Minas, a criação de percursos pedonais e cicláveis, criação de zonas de estadia e valorização das existentes, qualificar espaços de produção hortícola e introduzir medidas de mitigação de riscos de cheias.
"Com esta requalificação pretende-se a valorização paisagística e ambiental da Ribeira da Laje e suas margens, hoje escondida nas traseiras de prédios” e que "no centro de núcleos urbanos onde vivem muitas pessoas, vai-se criar um vasto corredor verde criando condições de segurança e conforto para o seu usufruto e melhoria da qualidade de vida, de forma direta para cerca de 30 mil pessoas que residem na sua área de influência direta”, destacou Basílio Horta.
Algumas das medidas a incluir no projeto são a limpeza e desassoreamento do leito, erradicação de espécies vegetais invasoras, plantações nas margens altas do vale da ribeira e reforço estrutural das margens e implementação técnicas para diminuir a velocidade de escoamento no leito da ribeira.
Esta obra é financiada pelo programa Portugal 2020 com um apoio financeiro de um milhão e 67 mil euros.