Alunos de Sintra vão debater a proteção do meio marinho e da biodiversidade

A Câmara Municipal de Sintra organiza, no Centro Cultural Olga Cadaval, o Kids Dive Summit 2023, no dia 14 de novembro, pelas 09h00.

O projeto educativo Kids Dive, dirigido a alunos e professores, visa a proteção do meio marinho e da biodiversidade e faz parte da Estratégia de Educação Ambiental do Município.

A Câmara Municipal de Sintra aderiu ao projeto Kids Dive no ano letivo 2018/2019 e, até então, já participaram mais de 500 alunos do 2º ciclo do ensino básico e ensino secundário.

O evento deste ano conta com apresentações de alunos de várias escolas do concelho, de biólogos marinhos e fotógrafos da natureza e ainda com a projeção do minidocumentário da edição do Kids Dive 2022/2023.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, refere que “este projeto a comunidade cientifica, professores e alunos, e é uma oportunidade única para muitos jovens interagirem de forma educativa e pedagógica com esta problemática dos oceanos e a sua conservação.” o autarca reforçou ainda que “o conhecimento e a consciência ambiental são ferramentas essenciais para a construção de um futuro melhor”.

Sintra tem cerca de 25 km de orla costeira, pretende com a participação neste projeto formar crianças e jovens quanto à “literacia do Oceano”, aumentando a sua consciencialização para a importância do meio marinho e das ameaças de que este é alvo, contribuindo para a formação de uma “geração azul” promovendo assim uma sociedade mais participativa na defesa dos Oceanos e da sustentabilidade.

Este projeto integra diversas atividades como batismo de mergulho em piscina com atividades subaquáticas relacionadas com a conservação do oceano, workshop sobre biodiversidade e sustentabilidade (Jardim Zoológico), workshop “Desplastificar o oceano” (APLM), realização de 1 minidocumentário, visita ao Oceanário de Lisboa, visita guiada a uma área marinha costeira local na companhia de biólogos marinhos e sessão para escolas do Summit National Geographic em Portugal.

O projeto Kids Dive é coordenado pelo MARE/ISPA-IU – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente/Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, em colaboração com a Câmara Municipal de Sintra e várias entidades como a National Geographic Education, o Oceanário de Lisboa, o Jardim Zoológico de Lisboa, a APML – Associação Portuguesa de Lixo Marinho, entre outros.

Mais informações sobre o Kids Dive AQUI.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos