“Maria Vergine al Calvario” por Ludovice Ensemble

Banner_Ludovice-Ensemle
  2024-06-14 19:30

Igreja Paroquial de Colares

A Igreja Paroquial de Colares recebe o concerto gratuito de Ludovice Ensemble que vão interpretar “Maria Vergine al Calvario”, no dia 14 de junho, pelas 19h30. Fruto de uma encomenda do Festival de Sintra, será ouvido em estreia moderna aquele que é o primeiro oratório a ter sido escrito em Portugal.

O seu autor, Gaetano Maria Schiassi, natural de Bolonha, onde nasce em 1698, entra ao serviço da corte portuguesa na década de 1730, fazendo parte do esforço de italianização estética levado a cabo por D. João V, que durante o seu reinado atraiu para Portugal alguns dos principais artistas transalpinos do seu tempo, não só na música, mas também na pintura, escultura ou arquitetura.

Um dos primeiros resultados deste novo emprego de Schiassi é precisamente o imponente oratório Maria Vergine al Calvario, para orquestra, coro e três solistas, datado de 1734 e agora redescoberto e transcrito por Fernando Miguel Jalôto.

O Festival de Sintra, o mais antigo Festival do género a nível nacional, sob direção artística de Martim Sousa Tavares, é uma organização da Câmara Municipal de Sintra e tem lugar de 13 a 23 de junho em diversos locais do concelho.

Consulte o programa completo e mais informações em Festival de Sintra.

Todas as datas

• 2024-06-14 19:30