Câmara aprova projeto final do Plano de Urbanização da Serra da Carregueira

carregueira

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, esta terça-feira, por unanimidade o Plano de Urbanização da Serra da Carregueira (PUSC), na 37ª reunião ordinária e pública de Câmara que vai ser submetido à Assembleia Municipal.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, considera da maior importância este Plano: “ Estamos aqui a tratar de uma nova centralidade urbana, mas dentro de um parque natural”, explicando ainda que “temos betão a mais e espaços verdes a menos no Concelho e é preciso corrigir essa situação”.

Para a realização deste projeto foi desenvolvido um estudo ambiental, nos qual estão identificadas todas as áreas dos 1700 hectares na zona de Belas e está definido o planeamento da segunda maior área florestal do município. Foi, também, efetuado um um estudo sociodemográfico. Dos estudos e dos contributos recebidos durante o período de discussão pública - em junho 2014 - do Plano (PUSC) resultou um projeto com significativas diferenças relativamente ao anterior.

A versão mais recente do Plano (PUSC) apresenta um decréscimo do solo urbano de 24% para 20,66%, dos quais 3, 37% são espaços urbanos do Belas Clube de Campo e o solo rural aumenta de 76% para 79,34%. Assim a área do parque aumenta de 65 hectares (de acordo com anterior proposta) para 195 hectares.

O arquiteto paisagista Sidónio Pardal apresentou o estudo conceptual do futuro Parque Urbano da Serra da Carregueira com predominância de espaços verdes e que apesar do território ser “muito sinuoso” apresenta “várias potencialidades”, devendo ser aproveitadas para criação de um “parque para o mundo”, concluiu.

O Plano (PUSC) contemplada ainda zonas de parque de estacionamento, que facilitam o acesso ao futuro parque natural.

Este Plano permite o desenvolvimento da área natural da Serra da Carregueira, criando uma área distinta de natureza que abrange também as populações dos Concelhos de Amadora e Loures.

PLANO