Basílio Horta visita União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem

pres-aberta-saojoao 03

Basílio Horta realizou na quinta-feira uma visita à União de Freguesias de S. João das Lampas e Terrugem, no âmbito das Presidências Abertas efetuadas desde o início deste mandato.

O itinerário começou nas instalações da Junta de Freguesia em São João das Lampas e seguiu para a visita a obras no pavimento no acesso rodoviário ao Espaço Multiusos, com um investimento aproximado de 14 mil euros e a no pavimento da rua Serra (Assafora) e melhoria do sistema de drenagem de águas pluviais.

Em seguida, Basílio Horta visitou as instalações da empresa Galucho-Indústrias Metalomecânicas SA, fabricante e exportadora de máquinas e equipamentos de transporte agrícola. Sobre a internacionalização das empresas do concelho, Basílio Horta salientou que autarquia pretende “apoiar empresas que queiram instalar-se noutros mercados fora de Portugal” assim como “estamos interessados em ajudar a dinamizar as novas ideias e oportunidades de negócio dessas empresas”, concluiu.

A visita prosseguiu para Via e Ponte romana de Catribana (situadas a Sul da referida localidade onde passa a Ribeira de Balelas) que vai ser alvo de uma intervenção de conservação e restauro, cujo objetivo é garantir a preservação do conjunto e torná-lo visitável pelos diversos públicos, com um nível de utilização pedestre. O conjunto considerado Imóvel de Interesse Público encontra-se em elevado grau de degradação, não apresentando risco de colapso imediato. O edil de Sintra refere que “a recuperação do imóvel é um investimento na perspetiva da preservação de um documento histórico, arqueológico e pedagógico do nosso concelho”.

A visita seguiu para as imediações do local onde vão ser remodeladas as redes de águas e de esgotos de Silva, Faião, Casais de Cabrela, Godigana e Carne Assada -  uma intervenção ao nível das redes de abastecimento de água e rede de águas residuais domésticas, que abrange cerca de 1300 habitantes daquela zona, com início em 2016, num investimento acima dos 2 milhões de euros. Além deste investimento será construída a ETAR de Godigana, com um valor de 370 mil euros e a ETAR e Estação Elevatória de Cabrela, no valor de 400 mil euros.

Entre os anos de 2015 e 2017 vão realizar-se por todo o concelho obras da competência dos SMAS de Sintra. O presidente da Câmara destaca o elevado investimento em saneamento básico, nesta união de freguesias, porque refere “nada foi feito ao nível do saneamento durante os últimos anos nestas localidades”.

A visita terminou no Auditório da União das Freguesias de S. João das Lampas e Terrugem, cuja a sessão de encerramento participaram vários representantes de associações e daquela união de freguesias.