Basílio Horta anuncia requalificação do mercado de Queluz

DSC 8491

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, anunciou, numa visita às instalações, a requalificação do mercado de Queluz, onde vai ser instalada uma Loja do Cidadão. Nesta primeira fase, as instalações vão ser requalificadas ao nível da substituição da cobertura e vãos exteriores e recuperada a rede de drenagem pluvial predial. A execução da obra, com um custo aproximado de 209 mil euros, está prevista para o primeiro semestre de 2015.

Basílio Horta realizou na sexta-feira uma visita à União de Freguesias de Queluz/Belas, no âmbito das Presidências Abertas iniciadas neste mandato.

A visita teve início nas instalações da Junta de Freguesia em Belas e prosseguiu pela zona envolvente da recentemente aprovada delimitação da Área de Requalificação Urbana (ARU) de Queluz/Belas, com uma área de cerca de 212 ha, que abrange os principais eixos de ligação aos centros de Queluz e de Belas e é estruturada pela Ribeira do Jamor. Basílio Horta considera que “a alteração na política de reabilitação urbana realizada neste mandato vai contribuir para o desenvolvimento social e económico do concelho”. A ARU está ainda sujeita a deliberação da Assembleia Municipal.

O presidente da Câmara esteve na conclusão das intervenções efetuadas pela autarquia no troço da estrada da Barota (revestimento do pavimento com antiderrapante) e na Avenida Salgueiro Maia (recuperação do pavimento com fresagem dos troços mais degradados).

Desde a primeira visita a esta freguesia que estão a decorrer trabalhos de requalificação do espaço público com limpeza de terrenos, ruas e casas, na zona do Bairro de Pego Longo. A recuperação da área degradada com ruinas (construção do muro de suporte e limpeza dos terrenos), junto a EN117, vai ser realizada em simultâneo com a obra de intervenção da estrada. O edil referiu que “as intervenções efetuadas no espaço público são para o bem-estar da comunidade”.

Basílio Horta marcou presença na Escola Básica do Pendão, um exemplo de estabelecimento de ensino com boas práticas ao nível da ação social. Durante o almoço, no refeitório escolar, teve a oportunidade de conversar com alunos e professores.

Acompanhado por vereadores, dirigentes e equipa técnica municipal, o presidente da Câmara visitou, igualmente, o Parque Urbano do Pendão, cujo polidesportivo existente no local vai ser requalificado com uma cobertura. Também a zona das bancadas e área circundante vão ser objeto de intervenção, criando-se, assim, melhores condições para a prática desportiva.

A visita terminou no auditório da Escola Prática da GNR de Queluz, numa reunião com associações e instituições da União das Freguesias de Queluz/Belas.

• DSC_8360.JPG
  • DSC_8491.JPG