Sintra celebrou 20 anos de paisagem cultural da humanidade

06-2-2015 1a
A Câmara Municipal de Sintra comemorou os 20 anos da elevação de Sintra a Património Mundial, na categoria de Paisagem Cultural, pela Unesco, no dia 6 de Dezembro. 20 anos depois do anúncio, em Berlim, pelo comité do património mundial da Unesco.

A comemoração foi assinalada com o descerramento de um marco comemorativo na Volta do Duche e de uma placa no edifício do recém - criado gabinete do património mundial que vai ser um centro Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, neste dia especial para Sintra “comemoramos também o que está a ser feito pois consideramos que o património mundial preserva-se, mas vive-se e, por isso, estamos a trabalhar para valorizar o património”. Nesse sentido, o edil de Sintra salientou “a criação de uma Área de Reabilitação Urbana (ARU) para o centro histórico, de forma a ajudar os proprietários a reabilitarem os imóveis degradados” e a construção de um silo automóvel na Portela de Sintra, com o objetivo de “ultrapassar o desafio da mobilidade, um problema que não é de agora, mas que agora se sente muito mais com o aumento do número de visitantes a Sintra” referiu.

O ministro da Cultura, João Soares, que acompanhou o descerramento do marco na Volta do Duche, sublinhou que “Sintra é um dos símbolos maiores do património histórico de Portugal”, referindo que este regresso a Sintra se tratou de um momento afetivo muito particular.

O Palácio Nacional de Sintra abriu as portas para uma sessão solene na qual foi recordada a paisagem cultural classificada e abordadas temáticas sobre o presente e o futuro de Sintra.

O presidente substituto da comissão nacional da Unesco, Jorge Lobo de Mesquita, disse que fazer parte da lista de Património Mundial representa “uma distinção e um compromisso que Sintra tem assumido muito dignamente” do ponto de vista da comunidade internacional e das populações.

A ex-presidente da Câmara de Sintra, Edite Estrela, responsável pela candidatura em 1995, relembrou o processo da candidatura: “Foi uma batalha muito dura, mas felizmente bem-sucedida e assim conseguimos o primeiro espaço europeu a ser classificado nesta categoria”.

A classificação foi anunciada a 6 de Dezembro de 1995 em Berlim, pelo comité do património mundial da Unesco. Foi longo processo que começou com Vitor Serrão e Cardin Ribeiro. Em 1994 a candidatura foi entregue mas não foi aceite. Em 1995 com todas as condições reunidas Sintra foi classificada como paisagem cultural da humanidade.

Para comemorar a data, um grupo de urban sketchers reuniu-se no Palácio Nacional de Sintra e desenhou a paisagem cultural património da humanidade.

Foi ainda inaugurada uma exposição nos Paços do Concelho com trabalhos realizados por funcionários da autarquia, com o tema “O património é de todos nós”, patente até 31 de Dezembro.

• 06-2-2015_2.jpg
  • 06-2-2015_3.jpg