Restauro do Busto do Doutor Carlos França e lápide do Visconde d’Almeida Garrett | Sintra

A Câmara Municipal de Sintra, em colaboração com a Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, procedeu aos trabalhos de conservação e restauro no monumento que perpetua a memória do Doutor Carlos França, reputado médico e cientista que escolheu Sintra como lugar para viver e trabalhar.

O plinto marmóreo projetado pelo arquiteto Norte Júnior e o busto de bronze da autoria do escultor Artur Anjos Teixeira, datados de 1930, apresentavam algumas patologias que justificaram a execução dos trabalhos de conservação e restauro.

A intervenção agora concluída incluiu a realização de trabalhos de limpeza dos elementos pétreos para remoção de patologias orgânicas, aplicação de biocida, limpeza superficial do busto de bronze, pintura do gradeamento do monumento, estabilização dos elementos que compõem o mosaico presente a tardoz e a manufatura e colocação das tesselas em falta.

Esta intervenção incluiu também trabalhos de limpeza e de repintura das inscrições da lápide em calcário lioz, colocada pela Câmara Municipal de Sintra, em 1899, para assinalar o 1º centenário do nascimento do Visconde D’Almeida Garrett.