Reabilitação energética de fogos devolutos municipais | vários locais do concelho

A Câmara Municipal de Sintra vai iniciar os trabalhos de reabilitação energética de 23 fogos devolutos de habitação municipal em diversos locais do concelho, num investimento de cerca de 587 mil euros.

As intervenções vão decorrer na Rua Fernão Mendes Pinto e Rua do Sol, na União das Freguesias de Queluz e Belas, e na Rua General Humberto Delgado, na União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra.

A empreitada de reabilitação energética, integrada na Estratégia Local de Habitação de Sintra, consiste na substituição das caixilharias e estores, portas, pavimentos, realização de pinturas, instalação de novas canalizações de água, incluindo contador, inspeção/reparação das canalizações dos esgotos, reparação de instalações elétricas, instalação de gás, substituição de equipamentos sanitários e de cozinha, aplicação de Sistema Compósito de Isolamento Térmico Exterior para Fachadas (E.T.I.C.S) e reabilitação das coberturas dos edifícios.

Estas intervenções têm por objetivo dotar estes fogos de condições de habitabilidade e de melhoria da sua eficiência energética.

A Estratégia Local de Habitação de Sintra, levada a cabo pela autarquia, pretende dar resposta às necessidades de habitação no território e beneficiará mais de 3000 famílias, prevendo-se um investimento de cerca 179 milhões de euros até 2026, a reabilitação de mais de 1600 fogos municipais existentes e um aumento de cerca de 1450 novos fogos pela via da aquisição ou construção.

Este investimento é apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.