Reabilitação do Edifício Multiusos Cultural continua a avançar | Belas

Os trabalhos no antigo edifício do Rossio de Belas, situado na zona histórica, continuam a avançar. O espaço está a ser alvo de reabilitação para dar lugar ao Edifício Multiusos Cultural de Belas, num investimento de 468 mil euros da Câmara Municipal de Sintra.

Com uma área de construção de 351 m², esta reabilitação, pretende transformar o espaço num equipamento de utilização coletiva para iniciativas municipais, em articulação com a União das Freguesias de Queluz e Belas.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, de visita ao local, referiu que “Belas não disponha de nenhum equipamento cultural e que por esse motivo a reabilitação deste edifício representa a concretização de uma política de proximidade que se quer presente em todo o concelho. Trata-se de investimento devolvido em serviços aos munícipes”.

A intervenção consiste na manutenção e conservação de elementos construtivos e decorativos originais, incluindo acompanhamento arqueológico, reforço das paredes exteriores, remoção total das coberturas e reconstrução e reformulação de todo o interior para o adequar a espaço multiusos de cariz cultural e permitir a realização de eventos de várias naturezas tais como espetáculos, conferências, exposições e outras atividades coletivas.

Neste momento estão em curso os trabalhos de execução do telhado (colocação de telhas), reboco das paredes exteriores e interiores, montagem da estrutura do teto falso do auditório e instalação de quadros elétricos.