INFO | Ação de limpeza de espécies exóticas invasoras no Cabo da Roca

A Câmara Municipal de Sintra informa que o ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas inicia, no dia 30 de janeiro, uma ação de limpeza de espécies exóticas invasoras no Cabo da Roca.

Esta ação está integrada no Projeto de Restauro e Valorização de Habitats e de Espécies Prioritárias do Parque Natural Sintra-Cascais e tem por objetivo o controlo e a erradicação de espécies exóticas.

A ação vai permitir a recuperação de áreas de vegetação degradada, desenvolvendo ações que visam promover o equilíbrio ecológico do local através da remoção de vegetação invasora em áreas específicas e da plantação e utilização de sementeiras de espécies autóctones.

O Projeto de Restauro e Valorização de Habitats e de Espécies Prioritárias do Parque Natural Sintra-Cascais possibilita, ainda, o restauro e renaturalização de habitats, a replicação, conservação e salvaguarda das espécies mais ameaçadas, bem como a gestão dos seus habitats naturais.

As espécies invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade causando impactes ecológicos, económicos e nos serviços dos ecossistemas.

Agradecemos a compreensão de todos.