Ciclovia de Colares, Banzão e Praia Grande continua a avançar | Colares

Continuam a avançar os trabalhos de execução do percurso ciclável e pedonal na Ligação de Colares, Banzão e Praia Grande, num investimento por parte da Câmara Municipal de Sintra de cerca de 994 mil euros.

Os trabalhos estão a decorrer num troço da EN-375, denominado de Via do Atlântico, localizado entre a rotunda de acesso à Praia Grande e a Adega de Colares, apresentando cerca de 1,985 km de extensão.

Neste momento estão em curso os trabalhos de colocação de lancil e de execução da rede de iluminação e rede de baixa tensão. Os trabalhos relativos à rede de iluminação e rede de baixa tensão decorrem em colaboração com a EDP, incluindo a abertura e cobertura de vala e colocação de cabo de iluminação, sendo esta entidade responsável pela colocação do cabo de baixa tensão.

No decorrer desta empreitada irá ser efetuado o reperfilamento da EN 375, com a instalação do passeio pedonal e 3 semáforos controladores de velocidade, promovendo assim a redução da velocidade praticada nesta zona, será também reordenado o espaço existente entre a linha do elétrico e as moradias, permitindo o acesso rodoviário às mesmas.

A Câmara Municipal de Sintra continua a dar seguimento ao plano para a criação de um conjunto de ciclovias no município, correspondentes a 39 km, que teve início com a ciclovia entre a Portela de Sintra e Mem Martins, inaugurada em 2016, a ciclovia que liga Agualva a Massamá, inaugurada em 2018 e a ciclovia que faz a ligação entre a Av. do Atlântico e a Praia Grande (freguesia de Colares), concluída em 2020.

A rede de percursos cicláveis e pedonais do concelho de Sintra está incluída no Programa Portugal 2020, que financia estas intervenções em 50%.

Veja o vídeo sobre esta intervenção