Ciclovia da Via do Atlântico continua a avançar | Colares

Continuam a avançar os trabalhos de execução do percurso ciclável e pedonal na Ligação de Colares, Banzão e Praia Grande, num investimento por parte da Câmara Municipal de Sintra de cerca de 994 mil euros.

Os trabalhos estão a decorrer num troço da EN-375, denominado de Via do Atlântico, localizado entre a rotunda de acesso à Praia Grande e Colares, apresentando cerca de 1,985 km de extensão.

Alguns dos trabalhos executados na 1ª fase da intervenção encontram-se concluídos, nomeadamente, a instalação da rede de iluminação subterrânea e a colocação de lancis.

Continuam a decorrer os trabalhos de execução de calçadas na zona dos passeios e a colocação de uma base em gravilha para posterior pavimentação da ciclovia. A curto prazo proceder-se-á à colocação das colunas de iluminação pública.

Foram, entretanto, iniciados os trabalhos da 2ª fase da obra que envolvem a limpeza e desmatação da via (sentido Praia Grande-Banzão, a partir da rotunda do Rodizio) e a escavação do terreno com vista à execução de um troço de muro de suporte.

No decorrer desta empreitada irá ser efetuado o reperfilamento da EN 375, com a instalação do passeio pedonal e 3 semáforos controladores de velocidade, promovendo assim a redução da velocidade praticada nesta zona, será também reordenado o espaço existente entre a linha do elétrico e as moradias, permitindo o acesso rodoviário às mesmas.

A Câmara Municipal de Sintra continua a avançar com o plano para a criação de um conjunto de ciclovias no município, correspondentes a 39 km, um projeto que teve início com a ciclovia entre a Portela de Sintra e Mem Martins, inaugurada em 2016, a ciclovia que liga Agualva a Massamá, inaugurada em 2018 e a ciclovia que faz a ligação entre a Av. do Atlântico e a Praia Grande (freguesia de Colares), concluída em 2020.

A rede de percursos cicláveis e pedonais do concelho de Sintra está incluída no Programa Portugal 2020, que financia estas intervenções em 50%.