AVISO | Época da lagarta do pinheiro

A Câmara Municipal de Sintra informa que já se iniciou o período de infestação dos pinheiros pela processionária, vulgarmente conhecida como a lagarta do pinheiro. O contacto com esta espécie pode levar ao aparecimento de urticárias agudas.

Até ao mês de maio a lagarta do pinheiro (Thaumetopoea Pityocampa Schiff) desce das árvores e procura no solo um local para o processo de metamorfose.

O contacto com a lagarta do pinheiro pode originar reações alérgicas, na pele, olhos e aparelho respiratório.

Medidas preventivas:

• Não toque nem se aproxime de ninhos ou lagartas;
  • Não tente remover ninhos ou lagartas;
  • Não use cremes com anti-histamínicos;
  • Ensine as crianças a não tocarem nem se aproximarem de ninhos ou lagartas;
  • Evite passear em locais onde existam pinheiros, sobretudo se nestes forem visíveis ninhos com aspeto de novelo de seda branco.

Em caso de contacto com a lagarta do pinheiro deve:

• Remover as lagartas da pele com uma pinça ou caneta, sem as perturbar (por exemplo esfregar com as mãos);
  • Lavar em água corrente, deixe secar ao ar e, em seguida, usar fita adesiva para remover pelos que persistam na zona de contacto;
  • Lavar a temperatura igual ou superior a 60ºC as peças de roupa usadas durante o contacto com a lagarta;
  • Contactar o médico em caso de aparecimento de reação alérgica.

Por se tratar de um problema de saúde pública, se identificar a presença de lagarta do pinheiro informe a Proteção Civil Municipal (telefone 800 211 113).

Em caso de aparecimento de reação alérgica, deve dirigir-se ao posto médico mais próximo ou contactar o SNS através do telefone 808 24 24 24.