Escola do Património de Sintra

eprpsA Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra é hoje uma escola de excelência na área do ensino profissional.

Fundada em 1989, pela Câmara Municipal de Sintra, centra a atividade na formação de técnicos intermédios nas áreas de conservação e restauro do património, no design de interiores e exteriores e na fotografia aliando o “saber-saber” ao “saber-fazer”.

Situada em Sintra, numa localização privilegiada e Património da Humanidade, onde proliferam testemunhos da generalidade das épocas da história portuguesa e com 25 anos de existência, distingue-se por um ensino de qualidade nas variantes do saber que se cruzam no desígnio da preservação e valorização do património cultural.

A par da formação técnica de nível 4 que ministra, equivalente ao 12º ano, a escola assume outro papel na região: sensibilizar a comunidade, em particular os munícipes de Sintra, para a importância da salvaguarda e valorização do património histórico e cultural.

O centro da sua ação é a formação de elevada qualidade de quadros intermédios em conservação e restauro, fotografia, design de interiores e exteriores e é a única escola do país que ministra, no curso de assistente de conservação e restauro, seis áreas: Pintura Mural, Cantarias, Madeiras, Metais, Azulejaria e Estuques.

A ideia de fazer esta escola em Sintra surgiu após análise da carência existente de técnicos qualificados a intervir nestas áreas do património e mantém-se atual. Hoje é cada vez mais procurada por alunos que chegam um pouco de todo o país e por empresas do setor que solicitam à escola a indicação e alunos finalistas para os seus quadros.

O ensino profissional continua a dar cartas na formação dos jovens e a Escola do Património é um bom exemplo. A par dos conhecimentos teóricos, o ensino profissional acrescenta o saber fazer, o que constitui um factor de motivação acrescido.

A Escola do Património orgulha-se de ser uma mais-valia na formação dos jovens com resultados bastante positivos. Os alunos que saem desta escola sabem que a ela podem recorrer ao longo da sua vida profissional ou de estudos.

Muitos alunos seguem para o ensino universitário tornando-se mestres ou professores nestas áreas e, outros, devido às ferramentas de que dispõem ingressam imediatamente no mercado do trabalho e criam empresas.

Com a reabilitação a assumir um papel importante no panorama nacional, acresce a responsabilidade na formação destes jovens para o mercado do trabalho. Este é, sem dúvida, o maior desafio que a Escola do Património irá e deverá enfrentar no futuro.

###BLANK###