Entrevista a Frédéric Valletoux

fontainebleau MG 7312-Modifier

 
Presidente da Autarquia de Fontainebleau


SINTRA e FONTAINEBLEAU
fazem parte do Património da Humanidade da UNESCO



[Interview en français]


Senhor Presidente, como avalia a geminação com a vila de Sintra que ocorrerá em breve, e que aspectos positivos encontra na mesma?


Permita-me que lhe diga que estamos muito contentes com a geminação com a cidade de Sintra. Preparava-me para enviar uma carta ao Sr. Basílio Horta para lhe manifestar o desejo de geminação com Sintra - expondo todos os motivos que sustentam a nossa demanda, todos os pontos comuns entre as nossas cidades, tudo o que tínhamos em mente para desenvolver ligações ricas - quando recebo uma carta do Sr. Horta a propor a discussão de uma possível geminação. Não pode imaginar como fiquei surpresa e a alegria que senti: tínhamos ambos o mesmo projeto para as nossas cidades e esta concordância de vontades augurava um entendimento proveitoso!

Esta geminação revela a nossa abertura recíproca à diversidade europeia, a nossa vontade expressa de manifestar a identidade europeia. Só consigo ver aspetos positivos nesta geminação. Gostaria até que fôssemos mais longe e que talvez, um dia, as cidades europeias com as quais já estamos geminados, Constance (na Alemanha), Richmond (na Grã-Bretanha) e Lodi (em Itália), passem a estar, por sua vez, geminadas com Sintra


Como caracterizaria hoje a vida económica e social de Fontainebleau?

Fontainebleau é uma cidade que se caracteriza por uma vida social muito rica, ritmada por inúmeros eventos organizados pelo Município, pelo Castelo, pelo Serviço de Turismo, pelas instituições culturais, pelas associações, etc. Neste ponto, contamos com um número bastante elevado de manifestações culturais organizadas anualmente, com bastante adesão por parte dos “Bellifontains” (é assim que designamos os habitantes de Fontainebleau), assim como por parte dos turistas que nos visitam. O que também é interessante, e que caracteriza Fontainebleau, é este cruzamento entre os “Bellifontains” residentes em Fontainebleau há várias gerações, que conhecem intimamente o território, os habitantes residentes mais recentes, e os residentes internacionais, de passagem durante alguns meses durante o tempo de uma formação na INSEAD (uma das melhores escolas comerciais do mundo, cujo campus histórico se situa em Fontainebleau, na orla da floresta) ou que passam a ser residentes a longo prazo. 

Quanto à vida económica, esta está fortemente voltada para o turismo: O Castelo e a floresta envolvente atraem inúmeros turistas franceses e estrangeiros. Portanto, tudo foi concebido para os acolher nas melhores condições, com uma oferta hoteleira variada, restaurantes de qualidade, etc. Fontainebleau é também um destino de fim de semana muito apreciado na Ile-de-France: a proximidade de Paris, o soberbo ambiente natural, o dinamismo, a vida noturna e as lojas de comércio de qualidade fazem com que as pessoas regressem constantemente.

Sintra tem apostado no empreendedorismo e na acção socal.
Quer partilhar connosco a experiência de Fontainebleau nesse campo?

Temos a felicidade de ter em Fontainebleau instituições universitárias de prestígio, nomeadamente a INSEAD e a Ecole des Mines, que são verdadeiras fomentadoras do empreendedorismo. De modo a auxiliar o desenvolvimento de “start-ups”, a “Communauté de Communes du Pays de Fontainebleau” (Comunidade de Autarquias do País de Fontainebleau) - estrutura intermunicipal responsável pelo desenvolvimento económico - facilitou a implementação de um centro de “co working” e de um viveiro de empresas, designado Stop&Work, destinado a ajudar as novas empresas locais a crescer. Este funciona muito bem, em particular na vertente turística (equestre, desportiva, restauração, etc.). O domínio da ação social é gerido diretamente pelo Município e representa uma parte considerável do nosso campo de ação. Visamos sobretudo os idosos, para que tenham acesso a serviços que lhes permitam ser autónomos o máximo de tempo possível, assim como as pessoas de baixos rendimentos, para que possam aceder a uma oferta de habitação de qualidade.

Que tipo de eventos e iniciativas poderão ser programados entre as duas cidades com vista ao reforço da cooperação?

Há realmente imensas potencialidades entre as nossas cidades! Poderíamos equacionar formas de cooperação em todos os domínios: cultura, turismo, desporto, educação, etc. A nível cultural, poderíamos desenvolver ações em torno da música. Por exemplo, já criámos uma orquestra em conjunto com as restantes cidades com que estamos geminados; esta orquestra poderia também receber músicos de Sintra. No domínio desportivo, estaríamos interessados em desenvolver iniciativas em torno do ciclismo ou da equitação (somos especializados nomeadamente na montaria). A nível escolar, poderíamos implementar intercâmbios, o que deverá ser facilitado pela abertura em Fontainebleau, em setembro próximo, de secções lusófonas no colégio e no liceu.

Sintra e Fontainebleau fazem parte do Património da Humanidade da UNESCO, qual tem sido o trabalho da sua cidade na promoção e divulgação desse legado, e que conselhos daria a Sintra, uma vez que já teve a oportunidade de visitar a nossa vila?

Atualmente, apenas o Castelo de Fontainebleau está classificado como Património Mundial da Humanidade pela Unesco. O município está a trabalhar para estender essa classificação à floresta. De facto, a floresta recebe todos os anos vários milhões de visitantes e, por esses motivos, sofre uma deterioração inevitável. A classificação como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO será uma forma de demonstrar a ligação íntima entre património cultural e património natural. A classificação do Castelo e da floresta permitirá uma maior proteção dos locais e uma política turística alargada. A designação “Património da UNESCO” será, nos próximos anos, cada vez mais utilizada como ferramenta de comunicação privilegiada.

Em matéria de geminação, a designação “Património da UNESCO” poderá ser um elo de ligação adicional entre as nossas vilas, que se reportam mutuamente por meio deste logótipo quer nos avisos públicos quer em toda a informação destinada aos turistas... Será muito interessante debater as ações de cada uma das cidades para tirar o máximo proveito desta designação, pelo que o cenário internacional constitui um grande trunfo para as nossas cidades. É mais uma forma de cooperação a colocar em prática!

Existe uma comunidade portuguesa em Fontainebleau, como aliás em toda a França, como vê a integração da mesma e que acréscimo cultural trouxe essa comunidade à vida local desta região?

Existe, de facto, uma grande comunidade portuguesa em Fontainebleau, muito bem integrada e muito empenhada na vida social da vila. Esta contribui sobremaneira para tornar a nossa cidade numa cidade aberta e calorosa. É uma contribuição preciosa. Espero que esta geminação honre devidamente esta bela comunidade e lhe manifeste o nosso reconhecimento pela sua contribuição cultural.

Quais são as suas expectativas para a semana de Sintra a ter lugar em breve?

Que seja motivo de alegria e que o maior número possível de “Bellifontains” visite Sintra para descobrirem a sua riqueza cultural, histórica e patrimonial. E que seja também uma oportunidade para que as nossas cidades discutam próximos projetos a desenvolver em conjunto!


Muito Obrigado!