Sintra participa em reunião do Comité das Regiões sobre desafios atuais e futuros de políticas de coesão

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e outros líderes locais e regionais estiveram reunidos na 155.ª Reunião Plenária do Comité das Regiões que se realizou em Bruxelas, nos dias 24 e 25 de maio.

Nesta reunião, regiões e municípios exigiram melhorias no atual orçamento da União Europeia para melhor fazer face aos desafios atuais e futuros e promover a coesão.

O Comité das Regiões solicita um Quadro Financeiro Plurianual (QFP) que apoie o investimento a nível local e regional, a criação de uma reserva de resposta a crises e a disponibilização de recursos financeiros para uma transição justa.

Basílio Horta defende que “o deve ser garantida a coesão económica, social e territorial global através de uma distribuição equilibrada dos recursos, que garanta às cidades e regiões o justo acesso ao financiamento”.

O debate centrou-se na promoção da igualdade, diversidade e inclusão a nível local e regional, e na preparação de uma resposta eficiente em tempos de crise, através do reforço da resiliência da União Europeia, das suas regiões e cidades.