Eurodeputados em visita a Sintra para conhecer projetos da autarquia

Uma Comissão de 11 Eurodeputados esteve em Sintra, no dia 18 de julho, para conhecer o trabalho da autarquia em matéria de investimento de fundos europeus.

Os eurodeputados, da Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu, visitaram no terreno os investimentos realizados pelo município, apoiados pelos fundos de coesão, e foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal, Basílio Horta, nos Paços do Concelho.

Em reunião com os eurodeputados, Basílio Horta realçou “os investimentos realizados pela Câmara Municipal como apoio dos fundos de coesão, com especial realce para os abrangidos pelo PRR. Até agora a autarquia já recebeu mais de 20 milhões de euros de apoios dos diversos fundos e tem projetos que irão ser apoiados pelo PRR e pela Estratégia 2030.”

Os investimentos em causa, de valor global de cerca de 300 milhões de euros, têm se centrado na saúde, na educação, no espaço público, na transição climática e digital.

Quanto ao regime do PRR, Basílio Horta alertou ainda para a “necessidade de ver refletido no Plano de Resiliência e Recuperação a realidade das autarquias e da sua proximidade com a comunidade e com as empresas”.

O Presidente da Comissão de Orçamentos do Parlamento Europeu, Johan Van Overtveldt, sublinhou a importância dos autarcas e do poder local enquanto motor do desenvolvimento de projetos com impacto na vida das populações, mostrando-se satisfeito com os resultados obtidos em Sintra com recurso a fundos europeus.

A Delegação de 11 membros da Comissão de Orçamentos do Parlamento Europeu, em visita a Portugal, pretende conhecer e debater projetos financiados pela União Europeia e as medidas de implementação do plano de Recuperação e Resiliência de Portugal.

A visita dos Eurodeputados também passou pelo Eixo Verde e Azul, projeto escolhido para integrar o roteiro da delegação por se tratar de um exemplo de transição climática com forte impacto na vida das pessoas, na mobilidade e no desenvolvimento sustentável das comunidades.

A visita da Comissão de Orçamentos do Parlamento Europeu inclui reuniões com os ministros da Presidência e das Finanças, Mariana Vieira da Silva e Fernando Medina, respetivamente, com a vice-presidente da Assembleia da República, Edite Estrela, reuniões com o autarca de Sintra, Basílio Horta, e com o autarca de Braga, Ricardo Rio.