Visita técnica no âmbito do Conselho de Opinião da Paisagem Cultural

web CMS 5668

Basílio Horta visitou na última sexta-feira, diversos locais do concelho, no âmbito do Conselho de Opinião da Paisagem Cultural.

Foi realizada uma visita técnica com todos os membros do Conselho de Opinião e, desta forma, visitar alguns exemplos que estão a ser intervencionados e verificar in  loco o que tem sido discutido e abordado nas reuniões.

A visita que teve início nos Paços do Concelho passou por locais como a Rua Miguel Bombarda, local onde será construída a pousada da juventude; a Quinta do Relógio, exemplo de um singular edifício romântico ao abandono; Estrada da Pena (Convento dos Capuchos), um exemplo de restauro de património.

Na estrada do Rodízio, a visita às ruínas romanas de Santo André de Almoçageme, carecem de restauro dos pavimentos polícromos de mosaico e das estruturas parietais, assim como da instalação de equipamento adequado à fruição pública deste conjunto monumental.

A visita terminou no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas onde foi possível comtemplar as ruínas romanas.

O Conselho de Opinião da Paisagem Cultural de Sintra – Património Mundial, presidido por Basílio Horta, é um órgão consultivo que assegura a participação científica e cívica da comunidade local no desenvolvimento de uma paisagem cultural sustentável e participada.

A atividade do Conselho de Opinião incide sobre a área de Paisagem Cultural de Sintra, veiculando a discussão, compreensão e partilha de informação sobre temas referentes à Paisagem Cultural de Sintra.

web CMS 5629