Image

Convento dos Capuchos encerrado para obras de requalificação

O Convento dos Capuchos vai ser alvo de obras de conservação, restauro e de requalificação, ficando encerrado ao público até dia 31 de maio de 2020.

Desde 2013 que a Parques de Sintra Monte da Lua tem vindo a realizar um projeto de requalificação do Convento dos Capuchos, tendo sido já executadas intervenções em áreas circunscritas que se apresentavam em pior estado de conservação.

No entanto, dadas as características arquitetónicas desde monumento, algumas das intervenções que são necessárias realizar, nomeadamente, o restauro das coberturas e das infraestruturas exteriores, revelam-se incompatíveis com a abertura deste monumento ao público nas necessárias condições de segurança e de qualidade da experiência de visita.

Até novembro de 2019 estes trabalhos foram levados a cabo mantendo o espaço aberto à visita, de acordo com a política “Aberto para Obras” da Parques de Sintra. Após a conclusão desta fase – 31 de maio de 2020 - as visitas a este monumento serão retomadas e os trabalhos subsequentes continuarão a ser conduzidos de acordo com o mesmo conceito, sempre que não coloquem em causa a segurança dos visitantes e/ou dos trabalhadores. 

O conceito “Aberto para Obras” refere-se à possibilidade de os visitantes presenciarem de perto os trabalhos de salvaguarda e valorização em curso nos diversos parques e monumentos, tornando possível o diálogo com os técnicos envolvidos. É fundamentado no princípio de manter visível o trabalho em curso, permitindo aos visitantes reconhecer as exigências da conservação do Património (natural, arquitetónico e museológico) e compreender o investimento humano e financeiro necessário para a conduzir. Adicionalmente, a possibilidade de assistir às obras torna mais imediata a perceção da respetiva evolução, o que conduz a uma melhor apreciação dos resultados finais.

A realização destas ações, nomeadamente as de conservação e restauro, à vista do público tem valor pedagógico, não só, por estes processos fazerem parte da vida e da história dos monumentos, como também por darem a conhecer um tipo de trabalho que habitualmente é realizado em espaços não acessíveis aos visitantes.

 

Conheça a História deste monumento