Image

Aviso | Surgimento de ninhos primários de Vespa Asiática

A Câmara Municipal de Sintra alerta para o surgimento de ninhos de Vespa Asiática e solicita a todos que avisem as autoridades responsáveis e não tentem destruir um ninho por conta própria.

Esta operação apenas deve ser realizada por equipas especializadas e pelos meios autorizados, de forma a evitar a proliferação da colónia de vespas e a criação de situações que coloquem em perigo os cidadãos.

Desde a chegada da Vespa Asiática ao seu território, o Município de Sintra destruiu até ao momento, 147 ninhos desta espécie invasora, sendo que 141 são referentes a colónias de 2020.

A Vespa Asiática (Vespa velutina nigrithorax) é uma espécie exótica invasora oriunda do sudeste asiático. É na primavera que esta espécie de vespa velutina constrói os seus ninhos, de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados, como por exemplo em edifícios.

É nesta fase que o combate a esta espécie invasora é mais eficaz, uma vez que a eliminação da rainha e da sua postura evitará o estabelecimento de uma nova colónia que, numa fase mais avançada, poderá chegar aos milhares de elementos.

A Vespa Asiática causa graves prejuízos para a apicultura, provoca desequilíbrio ecológico, devido à diminuição das populações de insetos polinizadores, é prejudicial à agricultura, por diminuição da polinização e constitui perigo para o ser humano.

Caso detete um ninho de Vespa Asiática deve comunicar a ocorrência ao Serviço Municipal de Proteção Civil, através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., via telefone pelo número 800 211 113 ou pela plataforma STOPvespa, juntando sempre que possível uma fotografia. O Município ativará, então, os meios necessários para efetuar corretamente e em segurança a destruição do ninho e colónia de vespas.

Saiba mais sobre a Vespa Asiática AQUI

 

AVISO | Simulacro de acidente irá cortar trânsito na A16

O troço entre o nó do Autódromo do Estoril e o Nó de Ranholas na A16, sentido Cascais-Sintra, vai ser alvo de um simulacro de acidente de viação, no dia 19 de dezembro, causando o corte do trânsito entre as 13h00 e as 17h00.

Suspensão da circulação do Eléctrico de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra informa que, devido à realização de intervenções na linha do Eléctrico de Sintra, a sua circulação será suprimida a partir do dia 01 de dezembro e durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2021.

Aviso - Interrupção do abastecimento de água nas Mercês | Algueirão- Mem Martins e Rio de Mouro

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) informam que o fornecimento de água estará suspenso no dia 01 de outubro, quinta-feira,entre as 08h30 e as 12h30, afetando algumas ruas da localidade das Mercês.

Subscreva as nossas publicações

A Câmara Municipal de Sintra disponibiliza aos seus munícipes, visitantes e investidores diversas publicações digitais, tais como: newsletters, infomails, convites, cartas e folhetos, enviadas por e-mail.

Uma comunicação municipal abrangente fortalece a união com os cidadãos, procurando a construção de um Município melhor.

Ao subscrever dou o meu consentimento à Câmara Municipal de Sintra para receber as publicações municipais.

Consulte a nossa Política de Privacidade

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Image
Image

Menu