Entradas gratuitas nos museus de Sintra

vila

A Câmara Municipal de Sintra comemora o Dia Internacional dos Museus com diversas atividades gratuitas nos museus do concelho nos dias 16, 17 e 18 de maio.

O Dia Internacional dos Museus celebra-se anualmente (18 de maio) através da organização de diversas atividades, este ano subordinadas ao tema “Museus para uma Sociedade Sustentável”.

Em Sintra, o MU.SA, o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, o Museu de História Natural, o Museu Ferreira de Castro, o Museu Anjos Teixeira e a Casa –Museu Leal da Câmara associam-se a esta celebração com várias atividades com entrada livre.

Para o ano de 2015, o Conselho Internacional de Museus pretende relançar o debate sobre o papel dos museus na promoção e no desenvolvimento sustentável, que culminam com verdadeiras boas práticas museológicas e ambientais.

O objetivo desta iniciativa passa pela necessidade de reforçar a coesão entre as diversas instituições museológicas e cativar novos públicos, afirmando os museus como espaços culturais dinâmicos.

Programa Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus:

MU.SA – Museu das Artes de Sintra
16 maio

15h00

• Inauguração da Coleção Permanente do MU.SA Lab Art
  • Inauguração da Exposição temporária de Nuno Gonçalves – Pintura
  • Pinturas ao vivo - atividade direcionada para as famílias (realiza-se também dia 17, domingo)

No jardim do MU.SA será colocado papel de cenário para que, com recurso a materiais recicláveis, os visitantes criem trabalhos artísticos que poderão originar, posteriormente, uma exposição na Mini Galeria.

16h00

• Inauguração da Mini Galeria, com trabalhos da escola EB1 de Massamá.
  • Durante a tarde - Projeto Gineta Kids na Mini Galeria. Utilização da roda de oleiro para a dinamização de atividades.

17h00

• Conferência subordinada ao tema «Museus para uma Sociedade Sustentável», apresentada por Teresa Simões, do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.

• Animação no exterior/interior do MU.SA com 4 Welcome Performers

• MU.SA – at night, Live act com o DJ Nuno Ramos e a VJ da FRRA

16 a 18 de maio

Convite aos visitantes para escreverem nos formulários de atividades homologados sugestões/contributos de boas práticas e desenvolvimento sustentável.

MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
16 maio

15h00

• CRONOS DEVORATOR – Tempo devorador: Conferência com recurso a projeção de imagens antigas que mostram os monumentos nas suas diversas reutilizações, com o Dr. Ricardo Campos.

16h30

• Visita guiada à exposição permanente, onde será dado destaque às peças que foram reutilizadas ao longo dos séculos, enfatizando o seu acidentado percurso histórico e vivencial até se tornarem peças de Museu.

21h00, 22h00 e 23h00

• Ave Amici - Visita encenada à sala de epigrafia latina.

16 a 18 de maio