Câmara remove resíduos tóxicos de fábrica abandonada

entulhos

A Câmara Municipal de Sintra terminou a operação de remoção de todos os materiais tóxicos e entulho que se encontravam abandonados nas instalações da empresa Herbex, localizada em Manique de Cima.

A autarquia procedeu a limpeza do local em avançado estado de abandono - através da  empresa  Vimajas, - de onde foram removidos  resíduos considerados especiais (tóxicos) e 780 toneladas de resíduos não tóxicos (vulgarmente designados por entulhos), posteriormente transportados  por um operador de gestão licenciado para um destino adequado a esta tipologia de resíduos.

Esta intervenção implicou um custo de 28 mil euros e foi considerada prioritária pela Câmara Municipal devido ao perigo para a saúde pública.

Esta contratação foi precedida de consulta a várias empresas, que reunissem os requisitos legais e técnicos obrigatórios para a realização deste tipo de intervenção (devidas licenças de operador de gestão de resíduos), considerando as várias tipologias de resíduos.

Para o desenvolvimento do processo foi feita a necessária avaliação e estimativa de quantidades e tipologia dos resíduos a remover. A intervenção foi realizada de acordo com os requisitos técnicos e legais em vigor.


Imprimir