Romper as grades e cinema para ver no LEFFEST

Cinema e vídeo
2022-11-13
Centro Cultural Olga Cadaval

O Lisbon & Sintra Film Festival apresenta, no dia 13 de novembro, um espetáculo de dança da Companhia Olga Roriz com a participação de reclusos do Estabelecimento Prisional do Linho e cinco filmes para conhecer no Centro Cultural Olga Cadaval.

Para além das produções cinematográficas em cartaz, um dos pontos altos da programação deste dia é o espetáculo “Dança: a minha história não é igual à tua”, do projeto Corpoemcadeia, promovido pela Companhia Olga Roriz em conjunto com os reclusos do Estabelecimento Prisional do Linhó, marcado para as 17h00.

Corpoemcadeia é um projeto de criação artística e inclusão social que assenta na partilha de gestos e vivências entre corpos dançantes. O espetáculo, com a coordenação artística da bailarina Catarina Câmara, foca-se na construção coletiva de uma linguagem artística que assenta na liberdade. Este espetáculo está inserido nos Ciclos Temáticos – Romper as Grades, que pretende aproximar o cinema das prisões e trazer junto do público as vivências dos reclusos nas prisões.

Incluídos na Seleção Oficial - Em Competição, na Homenagens e Retrospetiva a “Jim Carrey: Será que ele existe?” e a Sérgio Tréfaut, e nos Ciclos Temáticos Romper as Grades, “Poet”, “Bruce, o todo-poderoso”, “O réptil”, “Doidos à solta”, “Raiva” são os filmes que irão estar em exibição neste dia.

As exibições cinematográficas iniciam-se pelas 11h00, com a apresentação o filme “Poet”, de Darezhan Omirbayev. Realizado em 2021, este filme sobre Didar, um poeta não reconhecido, que contempla um poeta rebelde do séc XIX executado pelas autoridades, encontra-se na Seleção Oficial – Em Competição desta 16.ª edição do festival, foi distinguido com o Prémio de Melhor Realizador em 2021 e em 2022 voltou a ser premiado pelo Festival de Cinema de Berlim.

Inseridos na Homenagem e Retrospetiva a “Jim Carrey: Será que ele existe”, serão apresentados os filmes “Bruce, o todo-poderoso” e “Doidos à solta”, pelas 14h00 e pelas 19h00, respetivamente.

Bruce, o todo-poderoso” realizado por Tom Shadyac em 2003 e “Doidos à solta” uma produção de Peter & Bobby Farrelly de 1944, são filmes de comédia e fantasia que conquistaram o prémio de Melhor Ator de Comédia para o ator Jim Carrey.

Ainda durante a tarde, pelas 16h30, poderá assistir ao filme “O réptil” de Joseph L. Mankiewicz. Este filme encontra-se inserido nos Ciclos Temáticos – Romper as Grades. Realizado em 1970, “O Réptil” é o único western-comédia realizado por Joseph L. Mankiewicz a partir da imagem clássica de "Henry Fonda", como o modelo do justiceiro incorruptível, em que Fonda é um barbudo sheriff que persegue um evadido que procura recuperar o saque de um roubo.

Por último, pelas 21h30, numa sessão de Homenagens e Retrospetivas ao realizador de Sérgio Tréfaut será transmitido o filme “Raiva”, que tem como pano de fundo os campos do Alentejo de 1950 marcados pelo vento, pela miséria e pela fome, num conto negro sobre o abuso, a revolta e a violência.

O melhor da sétima arte está de regresso a Sintra com a 16.ª edição do LEFFEST - Lisbon & Sintra Film que se realiza de 10 a 20 de novembro com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

Saiba mais AQUI

Todas as datas