Dança tradicional revisitada no Centro Cultural Olga Cadaval

750x400_13_MAIO6
Categoria
Música
Data
2022-05-13 21:00
Local
Auditório Jorge Sampaio

A Câmara Municipal de Sintra recebe, no Centro Cultural Olga Cadaval, o espetáculo de dança Reviravoltas apresentado pelo “Nossas Danças”, no dia 13 de maio, pelas 21h00.

Este é o terceiro espetáculo do Ciclo “A Música também Dança”, e revisita a dança tradicional de uma forma ligeira, alegre, contemporânea e descomprometida e apresenta uma composição coreográfica de Francisco Rousseau e Rui Reis Lopes.

Pretende promover o "despir" do rigor das Danças Tradicionais, mantendo uma estética coerente embora despretensiosa, apresenta-se sob a forma de um espetáculo em duas partes: a primeira é baseada em danças da região do Minho e a segunda em danças da região do Ribatejo e Nazaré e ainda com uma passagem pelo Alentejo, com a presença em palco de guitarristas e acordeonistas.

O Grupo “Nossas Danças” surgiu de uma ideia conjunta de alguns ex-bailarinos do Ballet Gulbenkian e da Companhia Nacional de Bailado, que se dedicaram ao folclore tradicional aprendendo e praticando esta forma de arte durante vários anos. Assim nasceu a ideia de abordar a Dança Tradicional Portuguesa de uma forma mais livre, sem, no entanto, esquecer todo o percurso profissional e artístico nas áreas da Dança Clássica e Contemporânea, que serviram de base às suas carreiras.

Como sentir a alma portuguesa? Ouvir as guitarras e o acordeão, dar voltas e voltas e reviravoltas nas nossas danças, nas nossas vidas, nas nossas músicas, nos homens e mulheres de Portugal. Braços e mãos erguidas em prece que ora se juntam ora se separam, fingem que vão mas ficam, parece que ficam mas vão, numa simulada indolência dos sentidos.

Durante 60 minutos o público será contagiado com a alegria que esvoaça em movimentos metamórficos dos corpos ou ondas de silêncios que fingem ser sons.

Bilhetes à venda na Ticketline

Mais informação em ccolgacadaval.pt

 
 

Todas as datas

  • 2022-05-13 21:00