Autarquia realizou um colóquio sobre a Paisagem Cultural de Sintra

“Do Tour ao Turismo: o Paradigma da Paisagem Cultural de Sintra” deu mote ao colóquio realizado, esta quarta-feira, pela Câmara Municipal de Sintra e que assinalou o Dia Municipal do Património, comemorado a 6 de dezembro.

O evento teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Sintra e juntou diversos oradores, de diferentes áreas, que abordaram temas ligados à paisagem de Sintra, numa perspetiva de salvaguarda dos seus valores.

“Livros de andar e ver” – Sintra escrita pelos estrangeiros do Grand Tour, Os desafios da Paisagem Cultural de Sintra, Sintra e a Saudade de Palácios e Paisagens de outros Tempos e Paragens ou Turismo e cultura: gestão de um “conflito” no Palácio Nacional da Pena foram alguns dos tópicos debatidos ao longo do dia, que transportaram os participantes numa viagem desde a classificação de Sintra como Paisagem Cultural, em 1995, até à atualidade.

Foi ainda realizada uma reflexão sobre as principais ameaças, designadamente a excessiva ocupação dos seus espaços, resultante do turismo de massas e o seu impacto nas vivências humanas, no seu património histórico, artístico e natural, apontando soluções para a preservação deste património excecional.

O Dia Municipal do Património foi estabelecido pela Câmara Municipal de Sintra a 6 de dezembro de 2020, 25 anos depois da elevação de Sintra a Património Mundial, na categoria “Paisagem Cultural”, durante a 19ª Sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, realizada em Berlim.

Recorde-se que Sintra foi o primeiro lugar inscrito pela UNESCO como Paisagem Cultural, sendo o valor universal desta paisagem reconhecido, desde então, como uma abordagem pioneira ao paisagismo romântico, cujos elementos-chave são os parques e monumentos que desenham, por si só, uma linha histórica do tempo.