Sintra renova apoio para crianças, adolescentes e famílias em risco

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a renovação do apoio ao Instituto São João de Deus – Casa de Saúde do Telhal, no valor de 20 mil euros para a continuidade do projeto de intervenção em crianças, adolescentes e famílias em risco para consultas de Pedopsiquiatria/Psicologia da infância e da adolescência.

Atualmente, ao abrigo do protocolo com o Instituto S. João de Deus – Casa de Saúde do Telhal estão a ser acompanhados em pedopsiquiatria e psicologia crianças e adolescentes, provenientes de famílias carenciadas do concelho de Sintra que não encontrariam resposta atempada no Serviço Nacional de Saúde.

De salientar que, em 2022, por via deste protocolo foram realizadas mais de 530 consultas, dos quais 57 utentes foram pela primeira vez recebidos para consulta sendo que os restantes se encontram em acompanhamento.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, salienta que “estamos comprometidos com o aumento dos apoios sociais dirigidos às populações mais vulneráveis e em adotar medidas de emergência para situações de risco. É essencial este apoio para jovens ou crianças em situações de risco e que precisam em alguns casos de uma intervenção terapêutica rápida e urgente.”. "É pois com um olhar atento que estes jovens e crianças são encaminhados pela autarquia para este acompanhamento especializado", sublinhou o autarca.

O município de Sintra fixou como um dos seus objetivos estratégicos conceder à solidariedade e às politicas sociais e de saúde relevante prioridade, reforçando medidas de emergência para situações de risco e de outra natureza em parceria com entidades que atuem no campo social, como é o caso do Instituto S. João de Deus – Casa de Saúde do Telhal.