Sintra recebe Conferência ONCA 2018

Sintra vai receber a conferência europeia ONCA – Optimal Nutritional Care for All, com o objetivo de partilhar conhecimentos e coordenar esforços para garantir um bom cuidado nutricional para todos, em prol do combate à malnutrição associada à desnutrição, nos dias 12 e 13 de novembro, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra e no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

A Câmara Municipal de Sintra associa-se a esta iniciativa promovida pelo The European Nutrition for Health Alliance, que conta também com o apoio do Ministério da Saúde, e que terá a participação de 18 países europeus, trazendo a Sintra sociedades médicas, clínicos, dietistas, agentes políticos de diversos países e grupos de defesa do doente.

A campanha ONCA apoia os diferentes países na implementação do rastreio nutricional e na otimização dos cuidados nutricionais, construindo e acelerando a disseminação de boas práticas, tendo como objetivo que todos os indivíduos malnutridos ou com risco de malnutrição sejam sistematicamente rastreados, avaliados e tenham acesso a cuidados nutricionais adequados, equitativos e de alta qualidade. Procura, assim, reduzir substancialmente a incidência da malnutrição associada à doença em todos os países europeus.

O rastreio da malnutrição associada à doença não se encontra incluído nos cuidados de saúde padrão, não sendo por isso adequadamente diagnosticada em Portugal dificultando a implementação de cuidados nutricionais individualizados. Desta forma, a falta de acessibilidade às terapêuticas de nutrição clínica, na comunidade, tem acarretado custos socioeconómicos elevados, tanto para os doentes como para o Sistema Nacional de Saúde, sendo um dos exemplos o prolongamento de internamentos hospitalares e o aumento da taxa de reinternamentos.

Neste congresso serão mostrados os primeiros resultados de um projeto que irá proporcionar a todos um bem essencial a qualquer ser humano: uma nutrição adequada para todos, quer em ambiente hospitalar quer no ambulatório, num regime de equidade de acesso em termos financeiros e geográficos.

A participação de Portugal (membro efetivo da campanha internacional desde dezembro de 2016) na campanha ONCA permitirá produzir resultados significativos para a melhoria dos cuidados nutricionais à população portuguesa e reverter a ausência de acessibilidade relativamente aos cuidados nutricionais na comunidade.

A realização da Conferência vai ser um marco importante na transmissão dos primeiros resultados de um projeto que irá proporcionar a todos um bem essencial, uma nutrição adequada para todos. Neste sentido, foram já realizados em Sintra dois momentos que contribuem em larga escala para a melhoria dos cuidados nutricionais da população portuguesa, o I Encontro de Nutrição Domiciliária, em março, e uma caminhada para uma nutrição adequada, que se realizou a 14 de outubro.