Sintra promove workshops para cuidadores de pessoas com demência

A Câmara Municipal de Sintra, em parceria com a Associação Alzheimer Portugal, promove a realização de workshops para cuidadores de pessoas com demência, em formato online e gratuito, destinados aos profissionais dos equipamentos sociais do concelho, de março a maio.

Esta iniciativa insere-se no Projeto Cuidador Melhor, que visa valorizar e qualificar os Técnicos e Auxiliares de Ação Direta que desenvolvem a sua ação com a população idosa do Concelho de Sintra.

Com estas formações pretende-se promover a capacitação de todos os que prestam cuidados às pessoas idosas, designadamente àquelas que apresentam quadros demenciais, contribuindo para que os profissionais obtenham o máximo de eficácia no desempenho das suas funções, minimizando o seu desgaste físico e psicológico e proporcionando o melhor bem-estar aos seus utentes.

Assim, nos dias 25 de março e 15 de abril, serão realizados os workshops para Técnicos sob o tema “Intervenção Cognitiva na Demência. Posteriormente, nos dias 27 de abril e 4 de maio terão lugar os workshops para Ajudantes de Ação Direta, com o tema “Demências: Principais Alterações Cognitivas, Funcionais e Comportamentais”.

Estas ações complementam o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Projeto Cuidar Melhor, com responsabilidade técnica e científica da Associação Alzheimer Portugal e acreditada pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.

O Projeto Cuidar Melhor – Apoio aos Cuidadores de Pessoas com Demência, constitui uma resposta local, diferenciada, inovadora e de qualidade dirigida às pessoas com demência e aos seus cuidadores e integra o Programa Idade Mais – Estratégia Municipal para o Envelhecimento Ativo e Saudável, co-financiado pelo Fundo Social Europeu, iniciativa da autarquia que, vai de encontro ao Plano Municipal Para o Envelhecimento Saudável, Ativo e Inclusivo.

Recorde-se que em parceria com a Associação Alzheimer Portugal, funciona em Sintra, desde 2013, o Gabinete Cuidar Melhor, cujo objetivo é apoiar gratuitamente os cuidadores das pessoas com demência e os próprios doentes.

Informações e inscrições: