Sintra promove ações de sensibilização sobre bem-estar familiar

A Câmara Municipal de Sintra promove ações de formação e sensibilização sobre bem-estar familiar dirigido a arrendatários e munícipes residentes em territórios de habitação social municipal.

Estas ações têm como objetivos fomentar nas famílias a mudança da sua perceção sobre as relações familiares, conjugais e educação dos filhos, reforçando os aspetos positivos da relação familiar e promover o bem-estar pessoal e familiar, contribuindo para a melhoria das relações entre os membros da família e sensibilizar para a proteção das crianças e jovens.

O diagnóstico social na área da habitação destaca o elevado número de agregados familiares que apresentam problemáticas e fatores de risco tais como desestruturação familiar, violência doméstica, falta de competências conjugais, inexistência de recursos para a conjugalidade a nível público e privado, falta de competências parentais e dificuldade na conciliação do trabalho/família, negligência e maus tratos.

Face a esta problemática a autarquia de Sintra elaborou um plano de formação/ações de capacitação com 3 ações distintas nas áreas de “Direito à Habitação”, “Bem-estar Familiar” e “Competências Pessoais e Sociais”.

Em 2022 foram realizadas 13 sessões da ação 1 “Direito à Habitação” e, este ano, além desta, a autarquia está a promover também a ação 2 “Bem-estar Familiar”.

Recorde-se que o município de Sintra é anualmente galardoado com o prémio das Autarquias Familiarmente Responsáveis por desenvolver políticas integradas de família.