Sintra é uma autarquia familiarmente responsável

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis atribuiu à Câmara Municipal de Sintra o galardão de Autarquia Familiarmente Responsável 2020.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município de Sintra em prol da melhoria do bem-estar das famílias, reconhecendo e premiando o esforço e o empenho que a autarquia evidencia neste setor, pelas políticas e medidas transversais implementadas que visam valorizar e proteger a família, que é considerada como célula base para uma sociedade saudável. 

O presidente da Câmara Municipal, Basílio Horta, congratula-se com a importante menção honrosa dirigida ao município de Sintra e agradece o galardão entregue e estende os seus agradecimentos também a todos os trabalhadores do município que pelo esforço, empenho e dedicação demonstrados tornaram possível que Autarquia de Sintra fosse agora galardoada como Familiarmente Responsável. 

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distingue os municípios com base em critérios de imparcialidade, responsabilidade e transparência que reconhecem e premeiam as boas práticas implementadas pelas políticas de família nos municípios. Na atribuição deste galardão, foram ainda tidos em consideração os acrescidos constrangimentos e dificuldades inerentes ao atual contexto pandémico que vivemos, bem como as consequentes vulnerabilidades despoletadas no seio dos núcleos familiares pelos condicionalismos e restrições impostas pelas autoridades para travar o surto epidemiológico por Covid 19. 

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis nasceu em 2008 com o objetivo de procurar criar sinergias positivas para todos os municípios do país, quer dando visibilidade às autarquias que se destacam por práticas amigas das famílias, quer potenciando as experiências obtidas por uns municípios em benefício de outros. 

Assente em valores como a integridade, parceria, ética, imparcialidade, transparência, responsabilidade e excelência, o Observatório pretende contribuir para que todas as autarquias do país desenvolvam políticas transversais capazes de acolher e valorizar a família, vista como a célula base da nossa sociedade, garantindo-lhes o pleno exercício das suas responsabilidades e competências e prevenindo potenciais situações de risco e vulnerabilidades.

Image
Image