Sintra divulga estudo sobre comunidades muçulmanas no concelho
Andreia Bernardo, vice‑presidente da Câmara Municipal de Sintra, marcou presença na apresentação do livro “Cidadanias Periféricas. Muçulmanos em Sintra”, na Biblioteca Municipal de Queluz.
Este trabalho de investigação assenta em três eixos fundamentais, habitação, trabalho e escola, analisando as dinâmicas a partir das associações islâmicas do Cacém e da Tapada das Mercês, a precarização da vida nas esferas laboral e habitacional, e as relações estabelecidas no contexto escolar com as comunidades muçulmanas.
Andreia Bernardo destacou que “não existem políticas eficazes sem um conhecimento rigoroso da nossa realidade. Este livro constitui uma ferramenta essencial para aprofundarmos essa compreensão. O trabalho de investigação que aqui se apresenta é uma verdadeira troca de experiências e um exercício de reflexão que nos ajuda a construir políticas públicas que tornem Sintra mais coesa e mais justa”.
“Cidadanias Periféricas. Muçulmanos em Sintra” resulta de uma investigação promovida pela Câmara Municipal de Sintra, com o cofinanciamento do Fundo Asilo, Migração e Integração, e desenvolvido pelo CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia. A obra é resultado de uma pesquisa conduzida ao longo de 2023 e que envolveu um trabalho no terreno com as comunidades muçulmanas de Sintra.






