Sintra adere à Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites Virais

A Câmara Municipal de Sintra associa-se, uma vez mais à Semana Europeia do Teste do VIH-Hepatites que decorre até dia 27 de novembro, numa iniciativa integrada no Programa Fast Track Cities.

Com o lema “#TestarTratarPrevenir o VIH, as Hepatites Virais e as IST” é uma campanha europeia que mobiliza e desafia organizações da sociedade civil, instituições de saúde pública e autarquias locais a unirem-se duas vezes por ano, em maio e novembro, para reforçar o rastreio e promover os benefícios da prevenção.

Esta iniciativa visa conscientizar a população para os benefícios do diagnóstico precoce de infeções por VIH e hepatites virais e para a eficácia da adesão ao tratamento, em pleno respeito pelo princípio da confidencialidade.

As lacunas ainda existentes no diagnóstico destas infeções, tornam-se uma ameaça às estratégias internacionais de eliminação da infeção pelo VIH, hepatites virais e outras IST enquanto problema grave de saúde pública até 2030.

Recorde-se que, no início do mês, a autarquia de Sintra assinou um consórcio para a implementação conjunta da Fast Track Cities - Sintra. A assinatura deste documento formalizou a colaboração entre as partes integrantes e o Município de Sintra para o desenvolvimento das diversas ações inseridas no I Plano Estratégico 2023-2025 – “Sintra na Via rápida para acabar com o VIH, Hepatites Virais e Tuberculose”.

Os testes são gratuitos, rápidos e anónimos.

Consulte o calendário com o local e data das sessões em Sintra AQUIAQUI.