COVID-19 | Sintra continua a apoiar entidades de resposta social

A Câmara Municipal de Sintra continua a apoiar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho e outras entidades de resposta social, com a distribuição de equipamentos de proteção individual.

Este apoio pretende auxiliar as instituições, parceiras importantes no suporte social a famílias e grupos de risco, e proporcionar aos seus profissionais e utentes o nível de proteção mais adequado possível.

Foi contabilizada, até ao final de agosto, a entrega de de 147.000 máscaras, cerca de 125.000 pares de luvas e 1500 viseiras, 1430 batas descartáveis e cerca de 1700 litros de álcool gel. Procedeu-se ainda à distribuição de mais de 60 dispensadores de gel desinfetante, 800 fatos completos, cerca de 170 óculos e 1200 protetores de sapatos, cerca de 1250 toucas e mais de 100 termómetros.

Foram também efetuados, através da autarquia, mais de 4000 testes para a COVID-19 e realizadas mais de 1000 intervenções de desinfeção em edifícios, onde se incluem: creches, lares, residenciais, casas de repouso, centros de dia, etc.

De salientar que tem ainda lugar a disponibilização, gratuita a todos os munícipes, de máscaras e álcool gel nas três unidades móveis de apoio e informação para o combate à COVID-19. As equipas destas unidades móveis são constituídas por enfermeiros do ACES Sintra, elementos da Proteção Civil e Polícia Municipal de Sintra e técnicos de ação social da autarquia que prestam também esclarecimentos e apoio caso seja necessário.

Estas medidas decorrem da implementação, no município de Sintra, do Plano Contingência para a infeção por COVID-19 que tem por objetivo acompanhar a evolução da propagação do Coronavírus, antecipando e atuando com medidas preventivas, garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como apoiar as populações.