Câmara Municipal entregou edifício do novo Hospital de Sintra ao Serviço Nacional de Saúde

A Câmara Municipal de Sintra, liderada por Basílio Horta, entregou, no Dia do Município, 29 de junho, o edifício do Hospital de Sintra ao Serviço Nacional de Saúde, num investimento da autarquia superior a 48 milhões de euros.

A construção do Novo Hospital de Sintra, numa área de 60 mil metros², teve início durante o mês de agosto de 2021 e irá servir 400 mil utentes. Este equipamento foi construído pela Câmara de Sintra no Bairro da Cavaleira, freguesia de Algueirão-Mem Martins.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, sublinhou que “desde o primeiro mandato a saúde foi uma prioridade, pois a saúde é um direito. Começámos com os centros de saúde, construímos seis e estão previstos mais três. No que diz respeito ao Hospital, escolhemos pagá-lo na totalidade. E este é um investimento perfeitamente justificado. É um Hospital sonhado por muitos e uma obra que ficará para todos. Esta obra, de construir um hospital, está ao serviço de Sintra e de Portugal”.

Já a secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, presente na cerimónia, congratulou a autarquia de Sintra por este investimento em prol da saúde, “é com muito gosto que estou presente neste dia, que simboliza uma grande cooperação entre o governo e a autarquia”.

O Novo Hospital de Sintra conta com serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro, serviço de urgência básica para servir cerca 60 mil urgências, cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora-Sintra, Unidade de Convalescença com 60 camas, Farmácia, unidade de esterilização e ainda um espaço para ensino e formação.

Quanto às especialidades, o novo hospital conta com anestesiologia; cardiologia; cirurgia geral; cirurgia pediátrica; cirurgia plástica; cirurgia reconstrutiva e estética; gastrenterologia; medicina física e reabilitação; medicina interna; neurologia; oftalmologia; ortopedia; otorrinolaringologia; patologia clínica; pediatria; pneumologia; psiquiatria; psiquiatria da infância e adolescência; radiologia e urologia.

Este equipamento, construído e pago pela autarquia de Sintra, terá os serviços adequados de acolhimento aos seus utentes prevendo, inclusive, um local para a futura construção de heliporto e ficará preparado para ampliar as suas respostas e acessos no futuro.