Ação de formação de docentes em Suporte Básico de Vida para Leigos

acao formacao

Realizou-se esta terça-feira a formação em Suporte Básico de Vida para Leigos de 24 docentes do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, que assim ficarão aptos a desenvolver o projeto com os seus alunos a partir deste ano letivo.

Esta formação é resultado do protocolo celebrado no âmbito do “Projeto 3c’s Salva uma Vida”, entre o Município de Sintra, o Ministério da Educação e o Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, E.P.E., sendo efetuada pela Escola de Reanimação do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, E.P.E.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte na Europa, representando cerca de quarenta por cento dos óbitos antes dos 75 anos de idade, estimando-se que em Portugal morram cerca de vinte e sete pessoas por dia vítimas de morte súbita.

Considerando que, apenas em situações excecionais, o serviço de emergência médica consegue iniciar o processo de reanimação num curto espaço de tempo, a reanimação cardiorrespiratória realizada por leigos constitui uma das medidas essenciais de socorro às vítimas e de redução de óbitos por paragem cardíaca.