Oficina de reutilização de têxteis

A Câmara Municipal de Sintra em parceria com o Movimento Claro de Sintra realizou, no dia 12 de janeiro, a primeira oficina RE.use – Reutilização de Têxteis, nas instalações da Fablab, em Massamá.

Esta oficina de reutilização de têxteis teve como objetivo o reaproveitamento de t-shirts doadas ao Banco de Recursos da Câmara Municipal, que já não se encontravam em boas condições para serem entregues aos seus utentes, transformando-as em sacos de pano para serem utilizados no dia-a-dia.

Com esta iniciativa, foi possível pôr em prática a “Regra dos 5 Rs”: repensar o modo de olhar para o desperdício, reutilizar os materiais para produção de novos produtos, possibilitar a recusa da utilização de sacos de plástico, reduzir a quantidade de resíduos produzidos e encaminhados para o destino final e dar prioridade à reciclagem.